A seca não atinge apenas São Gabriel e cidades isoladas, mas o Estado sofre com a falta ou pouca concentração de chuva. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima Metereologia, em Santa Maria, a chuva, que tem início nesta quarta-feira, deve permanecer até 10 de dezembro. Embora marcando presença todos os dias, espera-se apenas pancadas:
Homem é condenado pela morte de ex-companheira em São Gabriel
- Neste período, o volume deve chegar a 80 milímetros no município, o que não é expressivo em relação à estiagem - explica o meteorologista.
ESTADO
Em São Gabriel, a previsão de chuva é para, somente, em torno de 4 de dezembro, e com concentração de apenas 40 milímetros, ainda conforme Verardo. Porém, ainda de acordo com ele, Tupanciretã, Cruz Alta e Santiago, além de Alegrete, São Borja e Uruguaiana, terão maiores aglomerados de chuvas para o mesmo período.
Já segundo comunicado emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) nesta quarta-feira, há risco de temporal em algumas regiões do Estado, com chance de granizo e rajadas intensas de vento. O calor deve dar uma trégua, e as máximas devem cair. Para quinta-feira, a máxima deve chegar aos 25ºC, bem diferente da máxima de quarta-feira, quando os termômetros marcaram 38,4ºC, uma das maiores temperaturas registradas no mês de novembro na história da cidade.
Em Dilermando de Aguiar, estão abertas encomendas de vespas para controle de pragas
A previsão da Baroclima é que até 10 de dezembro o Estado tenha tempo instável, com pancadas de chuva alternadas a sol e calor, provendo sensação de clima "abafado", típico do verão.
- Janeiro e fevereiro provavelmente também não serão bons para estiagem em todo Estado. Por isso, mais municípios podem acabar decretando situação de emergência - conclui Verardo.
OS DIAS MAIS QUENTES EM NOVEMBRO
Segundo Verardo, hoje foi a quarta temperatura mais alta registrada em um mês de novembro em Santa Maria.
- Em 28 de novembro de 1962, a máxima foi 40ºC
- Em 23 de novembro de 1991 e 2 de novembro de 2009, a máxima chegou aos 39,2ºC
- Em 11 de novembro de 2003, a máxima foi 38,4ºC, a mesa desta quarta-feira
*Colaborou Gabriele Bordin